Dr. Alexandre Érix
@Alexandre_Erix
Fisioterapia Especializada em Coluna e Dor. Tratamento não-cirúrgico de Coluna e Dor.
You might like
A saúde não admite improviso. Evidência científica não é opcional. E o paciente não pode continuar pagando o preço da formação rasa e da falsa autoridade.
Vivemos uma era em que comunicar tornou-se mais valorizado do que compreender, e opinar, mais fácil do que estudar. O resultado são profissionais que ocupam espaço, mas não sustentam decisões; que dominam discursos, mas desconhecem mecanismos.
É preciso afirmar sem rodeios: atuar em saúde sem domínio científico não é falha menor, nem “falta de experiência”. É um problema ético. A ignorância, quando legitimada pela prática clínica, transforma-se em risco coletivo.
Na prática clínica, isso se traduz em algo que muitos preferem ignorar: pacientes desinformados, crenças irracionais perpetuadas e condutas equivocadas sendo repetidas com convicção. Em não poucas ocasiões, o papel do profissional ético deixa de ser apenas tratar e passa a ser…
O problema se agrava quando essa fragilidade formativa atravessa a universidade e desembarca, intacta, no mercado de trabalho. Profissionais sem base científica sólida, sem pensamento crítico e sem compreensão adequada dos fundamentos biológicos e clínicos passam a tomar decisões…
Há pouco, ao consumir conteúdos produzidos por estudantes da área da saúde, como medicina, enfermagem e fisioterapia, chamou-me a atenção algo alarmante: a ausência de domínio sobre conhecimentos básicos, esperados nos primeiros anos da graduação e, em alguns casos, ainda antes…
"A dor fisiológica é um dispositivo essencial de alerta precoce que nos alerta sobre a presença de estímulos prejudiciais no ambiente. Esta é a dor que sentimos em resposta a uma picada de agulha. Todos os organismos vivos precisam ser capazes de reagir a estímulos nocivos, e um…
"A plasticidade neuronal é a capacidade do sistema nervoso de responder a estímulos internos e externos, como alterações fisiológicas, lesões patológicas e alterações ambientais. Sua essência é o mecanismo de autorregulação do cérebro para lidar com o estresse crônico, lesões e…
Para obter uma compreensão completa da experiência da dor, ela é mais comumente avaliada em um contexto biopsicossocial, como a abordagem mais ampla e completa, necessária para uma análise abrangente de um assunto tão complexo. A intensidade, gravidade e percepção da dor são…
O sofrimento psicossocial (a presença de bandeiras amarelas) tem sido associado a resultados ruins em cirurgias de coluna. O Core Yellow Flags Index (CYFI), um instrumento curto que avalia os 4 principais sinais de alerta amarelos, foi desenvolvido para uso em pacientes…
Após um grande hiato, aqui estou, retonando com novas publicações e conteúdos sobre dor, dor crônica e as demais condições dolorosas da coluna vertebral. 👍😉
A lovely illustration of the biopsychosocial contributions to persistent pain. sciencedirect.com/science/articl…
Feel BACKED into a corner reading spine MRIs? Looking for a better way to grade spinal stenosis? Time to get BACK to the basics! Want a grading system that’s both easy & reproducible? I’ve got your BACK! Here’s the lumbar stenosis grading system you’ve been waiting for!…
A dor é uma experiência multidimensional que abrange elementos sensoriais e emocionais. A componente emocional, ou o quanto a dor é “incómoda”, tem um impacto significativo na qualidade de vida do doente e tem sido considerada a maior métrica para a qualidade de vida. A dor…
Muitos fatores biológicos e psicossociais podem predispor à dor cervical crônica, mas é menos conhecido que a dor crônica está frequentemente associada a fatores anatômicos, psicológicos, sociais e profissionais. Isto é consistente com o modelo biopsicossocial, que considera a…
As mulheres têm maior probabilidade de sentir dores no pescoço, com pico de prevalência ocorrendo na meia-idade. De acordo com o estudo Global Burden of Disease 2010, a dor no pescoço é a quarta causa mais comum de incapacidade nos Estados Unidos, depois da dor nas costas,…
A dor no pescoço tem alta prevalência nos países desenvolvidos. Uma análise recente estimou que o custo anual das dores lombares e cervicais foi de 87,6 mil milhões de dólares (67,8 mil milhões de libras; 77,2 mil milhões de euros) nos EUA, ficando em terceiro lugar atrás…
United States Trends
- 1. Epstein N/A
- 2. Jay Z N/A
- 3. #OPLive N/A
- 4. Marina N/A
- 5. Pusha N/A
- 6. #VERZUZ N/A
- 7. Izzo N/A
- 8. #GoBlue N/A
- 9. Mike Will N/A
- 10. #DragRace N/A
- 11. #Unrivaled N/A
- 12. Don Lemon N/A
- 13. Michael Watts N/A
- 14. Fears N/A
- 15. Jokic N/A
- 16. Hanoi Jane N/A
- 17. Trenton N/A
- 18. Bill Gates N/A
- 19. Michigan State N/A
- 20. Iron Lung N/A
Something went wrong.
Something went wrong.